Na antiguidade, antes da escrita, as notícias eram dadas pelos mensageiros. O povo tinha uma cultura oral. A escrita aparece no séc. VII AC com o pergaminho, e a carta é o primeiro gênero que surge.
Para identificar o gênero discursivo, escrito ou oral, deve-se perguntar: Para que serve? Que tipo?
Suporte: é onde aparece o gênero. Exemplo: papel, computador, outdoor, televisão, rádio.
Configuração: é como aparece o gênero: 1 – escritos; 2 – orais: rádio; 3 – simples ou complexos: bilhetes, monografia; 4 – híbrido: composto por vários recursos de linguagem (jornais, dossiê, portifólio).
Os gêneros integram vários tipos de semioses: signos verbais, sons, imagens e formas em movimento ou estáticas.
Gêneros discursivos: são realizações lingüísticas concretas orais ou escritas, surgem da nossa necessidade, são empíricos.
Ex: certidão de nascimento, resenha, telefonema, notícia jornalística, crônica, novela, horóscopo, receita, ofício, e-mail, bilhete, aula, monografia, parlenda, rótulos, musica...
“Os gêneros são, em ultima análise, o reflexo de estruturas sociais recorrentes e típicas de cada cultura. Por isso, em princípio, a variação cultural deve trazer conseqüências significativas para a variação de gêneros, mas este é um aspecto que somente o estudo intercultural dos gêneros poderá decidir.” (MARCUSCHI, 2002)
Tipos textuais: são seqüências lingüísticas e não textos materializados, a rigor, são modos textuais, não são empíricos. Servem para a produção dos gêneros, estão no interior desses. Os tipos textuais são cinco:
Narração: indica uma ação, tempo, espaço, personagem
Descrição: é estática, caracteriza lugares, pessoas objetos, sem as impressões
Injunção: ordens, perguntas, incita a uma ação.
Exposição: define, conceitua.
Argumentação: defende Ideias, atribui qualidade.
“... espécie de seqüência teoricamente definida pela natureza lingüística de sua composição (aspectos lexicais, sintáticos, tempos verbais, relações lógicas).” (MARCUSCHI, 2002).
“... forma de realizar linguisticamente objetivos específicos em situações sociais particulares.” (MARCUSCHI, 2002).
Os gêneros são eventos sociais maleáveis e surgem das necessidades e atividades sócio-culturais com grande influencia das inovações tecnológicas.
Os grandes suportes tecnológicos da comunicação (rádio, televisão, jornal, internet, revista), por terem uma presença marcante e centralidade nas atividades comunicativas, vão propiciando e abrigando gêneros novos bastante característicos.
Os gêneros surgem ancorados em outros gêneros. Pode ser por transmutação ou por assimilação de um por outro.
O que determina o gênero? Pode ser a forma, a função, o suporte ou o ambiente em que os textos aparecem.
O gênero privilegia a natureza funcional e interativa da língua, já o tipo textual se preocupa com o aspecto formal e estrutural.
Heterogeneidade tipológica: um gênero com mais de um tipo textual.
Intertextualidade inter-gêneros: um gênero com função de outro.
Domínio discursivo: esfera ou instancia de produção discursiva ou de atividade humana. Não é um texto nem discurso, mas propicia o surgimento de discursos bastante específicos. Do ponto de vista dos domínios falamos em discurso jurídico, jornalístico etc., já que as atividades jurídica, jornalística não abrangem um gênero particular, mas, dão origem a vários deles.
Texto: entidade concreta realizada materialmente e corporificada em algum gênero textual.
Discurso: é aquilo que um texto produz ao se manifestar em alguma instancia discursiva. O discurso se realiza nos textos.
Deve-se atentar ao uso adequado dos gêneros, pois, por exemplo, contar piadas fora de lugar é um caso de violação das normas sociais relativas aos gêneros textuais.
Aspectos que devem ser observados na produção e uso do gênero textual:
Natureza da informação. Nível de linguagem (formal, informal, dialetal, culta). Situação em que o gênero se apresenta (pública, privada, solene). Relação entre os participantes. Objetivos das atividades desenvolvidas.
Gêneros multimodais e as diferentes linguagens que devem ser trabalhadas na Educação Infantil.
Gênero multimodal é a união da linguagem verbal (representa a fala, a escrita) com a não-verbal (representação de mundo). São diferentes meios de se registrar as diversas linguagens que aparecem em vídeos, livros, músicas etc. usando variadas tecnologias.
As atividades na Educação Infantil podem ser organizadas orientadas pelas diversas linguagens. Trabalhando essas linguagens, a linguagem verbal começa a aparecer nas verbalizações da não-verbal.
Linguagens não verbais: matemática, da natureza, midiática, gestual, etc. Linguagens verbais: oral e escrita.
Fonte: www.helomartins.com.br
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