A resenha é o relato do conteúdo do objeto a ser tratado. Este relato tem como objetivo abordar os aspectos mais relevantes do objeto. O objeto pode uma peça teatral, um livro, ou mesmo uma partida de futebol. Neste contexto, uma resenha feita a respeito de um livro tratando sobre metodologia científica não apresenta qualquer diferença em relação aos demais objetos alvos de uma resenha. O trabalho do resenhista é o de identificar e separar a essência do objeto. A forma deverá ser concisa, porém clara, de forma a não perder as características principais do objeto. É uma redação técnica baseada na descrição, narração e dissertação. A resenha pode ser critica se houver elementos que comprovem comentários ou opiniões pessoais do resenhista. O seu objetivo é facilitar pesquisas especificas feitas pelos estudantes, e através destas consultas decidir se há ou não necessidade de consultar o texto original. A linguagem empregada deve ser sempre em terceira pessoa. A seguir um modelo básico de resenha cientifica:
1- Referências bibliográficas (autor, título, editora, data, número de páginas); 2- Credenciais do autor (biografia); 3- Resumo da obra (de que se trata o texto); 4- Conclusões da autoria (a que conclusões o autor chegou); 5- Metodologia da autoria (qual é o gênero? Que técnicas utilizou?); 6- Quadro de referência do autor (em que autores o autor se apoiou); 7- Crítica do resenhista (apreciação; pode ser positiva ou negativa); 8- Indicações do resenhista (a quem é dirigida a obra).
Fonte: Revista Uningá, Nº 01, p. 115-118, jan./jun.2004 - Como elaborar resenhas - Autora: Rejane Cléia Canonice Belmont
|