Temos que ratificar que há grande diferença entre ser coletor ou sedentário. São tipificações que não correspondem ao mesmo momento humano de sua história. Enquanto o primeiro remete aos primórdios da evolução humana, o segundo remete ao momento atual, aquele em que nos encontramos neste exato momento. Será muito difícil levar uma vida inteira sendo coletor neste momento histórico, assim como seria muito improvável que algum humano sobrevivesse por muito tempo no passado levando uma vida sedentária.
Coletor é aquele que percorre longos caminhos em busca de frutas, verduras, sementes, castanhas, etc. A sua função é primordial para a sustentação da comunidade na qual está inserido. Se o caçador é uma espécie de estrela do grupo, o coletor é a base, pois quase tudo provem de seu trabalho. O coletor necessita de uma enorme capacidade de resistência física, e desenvolvimento de variados conhecimentos para discernir o que pode ser útil.
Sedentário, diferentemente, não desenvolve praticamente nenhuma aptidão, nem mesmo a de preparar sua própria alimentação, já que cotidianamente recorre aos restaurantes. Pouco sabe sobre a utilidade das coisas, já que prefere pagar pelos serviços feitos por terceiros. Sua capacidade aeróbica é deficiente, já que andar lhe causa urticária e o automóvel é tudo para ele. A falta de gasolina pode lhe ser fatal.
|