A articulação textual é a forma de estabelecer ligações entre os diferentes enunciados que compõem um texto, formando um todo significativo. Os elementos que constroem a articulação entre as diversas partes de um texto são: a coerência e a coesão.
Coerência é a relação lógica entre as ideias contidas no texto e o assunto abordado. Tem como objetivo facilitar o entendimento do texto, mantendo distante as distorções. O foco passa dos elementos linguisticos para o do conhecimento do assunto.
Coesão pode ser associada aos termos; conexão, ligação e harmonia. A forma como as palavras, frases e parágrafos se entrelaçam de forma continua. São variados os mecanismos de coesão: Referencial, anáfora, catáfora, retomada, sequencial, etc.
A articulação é a forma pela qual é construída a junção dos elementos coerência e coesão. É como se fôsse a infraestrutura do texto, o esqueleto que mantém o texto em pé quanto ao significado.
Para iniciá-la, reflita sobre o assunto a ser abordado, mentalize-o como uma construção onde todos os pontos deverão estar interligados em prol de um objetivo mais amplo.
|