A pouco mais de cem anos o petróleo surgiu como a grande fonte de energia para a evolução humana, Assim como o carvão, a lenha, e a usina nuclear; o petróleo vem mostrando problemas insolúveis, e os poderosos já tendem a abandoná-lo num futuro não muito distante.
Fontes renováveis ganham espaço a cada dia; as principais delas: a energia solar, eólica, hídrica (ex. hidroelétricas), e biomassa (ex. álcool).
O Brasil vem a tempos demonstrando interesse estratégico em desenvolver energia renovável, sobretudo usinas hidroelétricas e de álcool. O país vislumbra a possibilidade de se transformar num grande fornecedor de energia para o mundo.
Este desenvolvimento de energia renovável já começa a causar problemas, pois há várias vertentes da sociedade que julgam problemáticas as áreas de cultivo de cana para álcool combustível; eles acreditam que o solo é profundamente castigado e que grandes áreas usadas para a cana deveriam ser usadas para o cultivo de alimentos. O mesmo ocorre com as hidroelétricas, pois para criá-las, é necessário criar imensos lagos artificiais, que causam grandes desastres ambientais.
Autor: Arnold Gonçalves
|