A Ideia atual de profissional bem sucedido passa pelos seguintes quesitos; ótima formação acadêmica, excelente habilidade técnica, fluência em línguas estrangeiras, grande capacidade de gerenciamento e motivação de pessoal, ser carismático, compreensivo e pró ativo, etc.
"Etc", esse talvez seja o principal quesito; são tantas as exigências que as organizações parecem estar mais a procura de super-heróis ou robôs, do que de seres humanos.
O que podemos avaliar é que não dá mais para ser profissional, é preciso ir além, ser um profissional apaixonado. A paixão pelo que faz é o diferencial, todos os profissionais são competentes, mas os vencedores são os profissionais apaixonados.
Temos assim, três camadas de trabalhadores; os que não se comprometem, e por isso não se firmam em empresa alguma, findando por ficar a margem da sociedade, ou em funções de baixa qualidade; os profissionais comprometidos, que se firmam nas empresas, mantendo-se assim ao longo dos anos de sua carreira; e os profissionais apaixonados, que vão além, chegando a postos de importância e liderança.
Autor: Arnold Gonçalves
|