Felicidade: Qualidade ou estado de feliz; ventura; contentamento; êxito; sucesso; sorte.
São muitas as possibilidades de definição para o que seja felicidade, mas todas nos remetem para o que há de melhor. Estas possibilidades estão intimamente ligadas às necessidades e perspectivas de cada indivíduo. Para cada pessoa a felicidade tem um significado especial, e para se chegar até ela deve-se percorrer caminhos diferentes segundo cada ponto de vista. Gosto daquela definição que diz ser a felicidade um estado de espírito. Parece a mais próxima do que realmente sentimos quando estamos próximo dela. A felicidade emana de dentro para fora de nosso organismo, e quando nos damos conta dela, ela nos foge de forma fugaz. São raros os momentos da vida em que nos damos conta de estarmos envolvidos pela felicidade e aproveitarmos esta dádiva divina. Por isso aquela frase tão conhecida e falada a todo o tempo; Eu era feliz e não sabia. E não é tolice, nós realmente não temos noção de quanto somos felizes, neste exato momento. A medida da felicidade é a que temos em nossa experiência de vida.
Qual a medida de felicidade de um jovem que nasceu durante a guerra e desde muito pequeno vive em um campo de concentração. Talvez seu ápice de felicidade seja no dia em que não foi torturado, ou que conseguiu dormir uma noite. E aquele que nasceu em berço esplendido... Quando é que ele realmente conseguirá sentir-se feliz?
No extremo oriente, há algumas tendências religiosas que acreditam que a felicidade pode ser obtida através do treino mental. Se você se condicionar direitinho, conseguirá ser feliz, independente do que estiver acontecendo em sua volta. Conheço várias pessoas que procuram agir assim, mas é muito difícil, e sinceramente, não acho que elas sejam felizes, estão apenas tentando se enganar e enganar as pessoas que estão a sua volta, quando a redoma estoura é uma tragédia só. Essa situação faz-me lembrar daquele filme vencedor do Oscar; a vida é bela. Como ficou aquela criança ao saber da verdade? Representa, para mim, uma falsa felicidade.
Outra corrente religiosa que vem do oriente, diz que superar a força dos desejos é estar a um passo da felicidade. Esta sim, uma corrente em que acredito firmemente. Sempre metemos os pés pelas mãos, por causa de desejos e vontades. Superando esta força, se não ficamos felizes, pelo menos deixamos de experimentar inúmeros dissabores, e isso já é um bom caminho para a felicidade. Fecho com o ponto de vista de dois dos maiores da história humana. Jesus Cristo defendeu o amor como o elemento fundamental para se atingir a harmonia em todos os níveis, inclusive no nível da felicidade individual. Maomé enfatizou a caridade e a esperança numa vida após a morte como elementos fundamentais para uma felicidade duradoura, eterna.
Autor: Arnold Gonçalves
|