O mau comportamento quase sempre indica uma ação de repulsa ao modo previamente esperado pelo sistema em vigor. Mesmo que as atitudes de rebeldia não sejam conscientemente premeditadas, o cidadão se comporta de forma politicamente incorreta como uma forma de registrar e fazer ver ao restante da comunidade, o quanto se sente ultrajado e em desacordo com a situação vigente. Ele se vê diante de uma realidade que não condiz com a s suas aspirações e desejos, e muitas vezes nem faz ideia disto.
Este comportamento de rebeldia é notadamente verificado em sala de aula por ser um ambiente de conhecimento e desenvolvimento. Geralmente habitado por seres em ascenção ou em busca de crescimento profissional e intelectual, sendo assim, o questionamento e a resistência às convenções tende a crescer gradativamente ao grau de disponibilidade do aluno ao novo e imponderável. Não há de se tratar o mau comportamento como algo bom, mas deve ser entendido pelos professores e diretores como um sinal de alerta quanto aos modelos de trabalho que estão sendo aplicados em relação ao grupo de estudo.
Muitas vezes o aluno apresenta sinais de rebeldia por motivos alheios a questão do ensino escolar. Violência doméstica, falta de alimentação, abusos de toda ordem, são apenas alguns exemplos de que algo pode estar errado na vida daquele determinado aluno. Este sinal ficará ainda mais claro se a rebeldia for percebida como ocorrência mais individualizada do que coletiva. Se em um grupo grande de alunos apenas um ou dois apresentam sinais persistentes de agressividade ou negação a autoridade dos professores, é porque o problema é com estes alunos de forma individual e não com o grupo.
Autor: Arnold Gonçalves
|