“As diversas linguagens presentes no universo infantil, sobretudo aquelas voltadas à música, à contação de histórias e às Artes Visuais. Apresente uma proposta envolvendo uma dessas linguagens e que poderia ser aplicada às crianças.”
As atividades lúdicas têm importância extremada no que se refere ao desenvolvimento infantil. Através delas é facilitado o processo de adequação das crianças ao mundo da abstração. Atividades como a contação de histórias são capazes de expandir a abrangência de conhecimentos, incentivando o desenvolvimento interior de cada criança ouvinte. Quanto maior for a ampliação dos horizontes de conhecimento a respeito da realidade, maior será o desenvolvimento organizacional interno da criança.
A maior parte das escolas optam pela atividade livre, onde as crianças são expostas a uma quantidade de brinquedos, sucatas e jogos, e fica a cargo delas escolherem com o que e quando brincar. É importante que um adulto haja de forma a direcionar as atividades e vistoriar materiais nocivos ao desenvolvimento, assim como eliminar os estragados ou danificados. Atividades como música, literatura e artes visuais implicam em participação conjunta entre alunos e professores, e este é o melhor caminho para o desenvolvimento da sociabilização.
Cada criança terá o seu desenvolvimento pessoal individualizado, embora pratique uma série de atividades que a incentive ao convívio social. A arte tem esta característica de dar valor a criação individual, embora quase sempre seja realizada em conjunto. Há uma dualidade sadia na arte, que mantém o equilíbrio social, enquanto desenvolve o íntimo pessoal. O aumento da auto estima é constatável. E o experimento com materiais estranhos ao dia a dia é um incentivo para as crianças desenvolverem-se, notadamente no que diz respeito ao trato das artes plásticas.
O educador deve estudar as mais diversas possibilidades de atividades lúdicas, literárias, artísticas e musicais. Cada qual tem o seu papel e função no desenvolvimento infantil e a utilização destes artifícios deve estar condicionada a um plano de crescimento da criança com sentido a um ser adulto saudável e feliz. O clima de competitividade é baixo quando utilizado os meios artísticos, e pode levar o grupo a uma interação social de excelente qualidade se for bem direcionado.
Autor: Arnold Gonçalves
|