TEMA

Sonho da casa própria

Ter uma casinha onde possa morar sem o medo de ser colocado para fora a qualquer momento é o sonho de grande parte da população. E a melhor forma de se garantir quanto a isso é se tornar um proprietário. Tem gente que recebe a sorte de herdar uma casa, as vezes várias, mas o comum é ter que ir a luta em busca do próprio espaço. Quase sempre através de financiamentos de longo período e ainda caros, privando existências inteiras de uma qualidade de vida adequada ao bem viver.

Estamos inseridos em uma sociedade extremamente complexa, cheia de oportunidades, e mais ainda de armadilhas. Estabelecer um relacionamento positivo com o dinheiro é fundamental para realizar o sonho da casa própria. As situações de geração de receita são desproporcionalmente menores do que as de gerar despesas. Praticamente tudo tem que ser pago de alguma forma, mas quase sempre através do dinheiro. Temos que estar sempre atentos quanto ao equilibrio desta balança financeira.

Os sonhos são relacionados mais a utopia do que a realidade, então é necessário transformar este sonho em projeto, que está mais perto de um objetivo palpável e que pode ser alcançado efetivamente. Direcionar o balanço financeiro de modo a pender para o lado positivo, maior receita do que despesa, é fundamental para trazermos os sonhos ao mundo real. Contudo, é evidente que a maioria das pessoas ganham muito menos do que deveriam e que deste pouco nada resta no final do mês.

Reflexão, organização e muita determinação; são fundamentais neste momento. Refletir para visualizar exatamente o que provoca gastos, e propor alternativas a cada um destes geradores de despesa. Nem todos eles podem ser eliminados, e para contorná-los devemos refletir sobre como aumentar as receitas. Sabendo-se ao certo o que deve sair e o que deve entrar em seu proceder perante as finanças, a organização é chave para se traçar objetivos. A partir daí a determinação é fatal para que o processo seja um sucesso.

Não é nada fácil esta realização, mas está aí uma das maiores graças da vida. O sentimento de vitória a cada conquista deve ser festejado e utilizado como combustível para as novas investidas rumo ao resultado final. Se conseguiu comprar um terreno, que seja lá no final do mundo, comemore! Foi um barraco? Não importa. Mas não estacione, não abandone o sonho maior que é o de ter sua casa própria, aquela que tem telhado, tem porta, janela, parede, com sala, quarto, aconchego... Uma casa de verdade.

Autor: Arnold Gonçalves


Redação anterior

Redação anterior

          

Próxima redação

Próxima redação