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Qual a função de um vendedor?

Vender. Esta, sem dúvida, é a expectativa básica para o profissional da área de vendas. As metas devem ser atingidas cotidianamente para que o emprego seja mantido, e isto, por si só, já gera enorme stress na maioria dos profissionais. Claro que existem muitos campeões de vendas, que se preocupam mais em bater recordes do que em sobreviver. Mas o comum é a luta diária pela sobrevivência no mercado de trabalho.

E o que faz com que alguns se sobressaiam tão clamorosamente em relação à outros? Muitos fatores estão envolvidos para estas grandes diferenças de desempenho. A experiência; aptidão; conhecimento de mercado consumidor; de mercado fornecedor; de cada produto e serviço a ser oferecido; de empatia e reconhecimento de desejos dos clientes; e outros tantos detalhes que compõem o perfil de bom vendedor.

Uma rentável carteira de consumidores não é composta da noite para o dia, sendo fruto de um trabalho árduo e constante do vendedor, individualmente, e principalmente da empresa, através do acúmulo de conhecimentos adquiridos muito antes da chegada de cada colaborador em vendas. A base de tudo é saber reconhecer o máximo de qualidades e defeitos do que será oferecido, e conseguir passar a sensação desse domínio ao comprador.

Boa apresentação, dicção, postura, organização, persistência, cordialidade, criatividade, foco, amabilidade, entusiasmo, otimismo, objetividade, pró-atividade, planejamento, etc, etc, etc. Completam o perfil do vendedor que já detém o conhecimento do produto que será ofertado. Fácil! Claro que não. Até por isso é uma das profissões mais ofertadas no mercado de trabalho. Quase todos já tentaram ser vendedor um dia, mas poucos tomaram isso como sua profissão definitiva.

Autor: Arnold Gonçalves


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