TEMA

Behavorismo.

É uma corrente da psicologia que se baseia no estudo através da observação do comportamento, com embasamento em metodologia objetivamente científica fundamentada na comprovação experimental. É também chamado de comportamentismo ou comportamentalismo, que é a tradução para o inglês behavior.

O behaviorismo acredita que todos os comportamentos são resultados de experiência e condicionamento. O homem, como animal que é, está totalmente exposto a este fenômeno de influência pelo ambiente em vive, forçando-o a determinados comportamentos. Estas influências comportamentais costumam ser divididas em dois grupos: Metodológico/clássico e operante.

Metodológico/clássico: Se opõe aos estudos relacionados à mente. Pensamentos e emoções não apresentam valor por não poderem ser observados. Baseado na observação e experimentação, defende que o comportamento pode ser previsível e manipulado através de estímulos. O comportamento humano pode ser moldado e ajustado conforme os interesses de quem estiver no comando da aplicação do método.

Operante: Considera que os comportamentos observáveis são manifestações externas de processos mentais invisíveis, aliando o estudo da mente. Mesmo assim, o foco de estudo permanece sendo os comportamentos observáveis, pois acredita que o comportamento não é consequência do pensamento, mas sim das consequências de atos praticados efetivamente, causando efeitos positivos ou negativos.

Muito, aplicado no sistema educacional, onde as crianças são moldadas conforme os interesses sociais em vigor. O esquema de punição e recompensa é fortemente reverenciado e os pequenos são condicionados a seguirem os padrões para receberem premiações e não sofrerem retaliações. Algo extremamente semelhante ao quadro social vigente por toda a temporalidade de vida adulta em sociedade.

Autor: Arnold Gonçalves


Redação anterior

Redação anterior

          

Próxima redação

Próxima redação