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O que esperar da minha carreira.

Muito se espera de você. A começar pela pontualidade. Não chegar muito cedo evita atrapalhar os colegas que ali já estão em força de trabalho. Jamais chegar depois do horário. Esqueça desculpas do tipo; foi o trânsito, o trem parou, elevador lotado, preciso levar minhas crianças para a escola. Apenas não adiante, e principalmente, não atrase, quando da chegada para cada dia de trabalho.

Muito cuidado com os cafezinhos, idas ao banheiro, bate papo com os colegas mais próximos de sua posição... tudo é visto, cada movimento observado. E não fica por aí, agilidade é muito importante. Meia hora para preparar a mesa de trabalho ou seus utensílios de exercício profissional não é visto com bons olhos. Qual futuro a empresa pode esperar de um colaborador que leva mais do que cinco minutos para estar funcional?

Durante o expediente, atenda prontamente qualquer solicitação de clientes, sejam eles externos ou internos. No entanto, como alguns são mais iguais do que os outros, fique atento aos crachás expostos, geralmente pertencem aos colegas com cargos hierarquicamente superiores, e estes gostam muito de ter a preferência no atendimento. Mas, cuidado! Não é tão simples assim, seu superior imediato tem que ser sempre reportado antes de realizar qualquer solicitação efetuada por outro superior.

Esteja sempre bonito, alegre, bem vestida, penteado, maquiada, calçados limpos, unhas cortadas, sorriso no rosto, olhar expressivo, ouvidos atentos. Tolera-se cabelo comprido, as vezes solto, tatuagem discreta, contornos estrategicamente expostos. Não repita roupas, sapatos e bolsas, mas repita as palavras, não fuja do padronizado, do previsto nas reuniões de estratégias para atingir as metas de faturamento.

Ninguém precisa saber que você vai ao trabalho de ônibus, de trem, a pé ou de bicicleta. Se for de carro, e este for um tanto velho, deixe-o bem longe. Mas se for novo, pode se aproximar um bocadinho. A empresa quase sempre paga pouco, mas fica muito feliz quando seu funcionário já vem bem sucedido de berço. O mesmo se aplica ao local de sua moradia, falar de sua vila não agrega valor, pelo contrário, pode manchar a imagem da empresa junto aos clientes mais valorosos.

Se tem mal hálito, não esqueça a pastilha. Dor de estomago, abuse dos pozinhos. Se é gripe ou resfriado, caixa de lenços, mas use só quando estiver sozinho. Dor de cabeça, comprimidos. Menstruação, é só frescura. Pressão alta, diabetes, intolerâncias, tontura, cansaço, estafa, stress, depressão. A empresa se preocupa com o funcionário, quer saber o quanto ele está saudável para ter a certeza de que pode contar com seu trabalho no próximo ano, caso contrário...

A formação não pode parar, num mundo disruptivo o colaborador tem que eternamente se atualizar. Não são muitas as empresas que bancam cursos de especialização, e quando bancam, não costumam reservar qualquer tempo para que o empregado se aprimore. A responsabilidade pelo desenvolvimento é quase sempre da pessoa física. Cabe a pessoa jurídica apenas perceber se a PF ainda está enquadrada no seu perfil de RH, ou é mais interessante liberá-la para novos desafios.

Adaptabilidade, benevolência, competitividade, discernimento, excelência, flexibilidade, gentileza, habilidade, iniciativa, jovialidade, liderança, metodologia, notabilidade, organização, perseverança, qualidade, resiliência, segurança, tolerância, unicidade, voluntariedade, zelo. De “A” à “Z”, estas e algumas outras características a mais são solicitadas, quando não, exigidas, para o que se espera do desenvolvimento de uma BOA carreira profissional. Boa sorte!

Autor: Arnold Gonçalves


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